Resultados da sua pesquisa

Compra e venda imóvel, o que devemos saber?

Postado por Lançamentos RJ em abril 7, 2018
| 0

No mercado imobiliário brasileiro o fato de comprar e vender um imóvel vem sempre acompanhado de uma série de procedimentos que devem ser seguidos por todos os envolvidos, do vendedor, passando pelos intermediários e chegando até o comprador todos precisam seguir uma série de procedimentos que se feitos de maneira correta vão deixar essa operação o mais fácil e tranquila possível. Portanto com a intenção de definir os papéis de cada um e tornar menos complicado todo esse processo vamos fornecer muitas dicas sobre como comprar e vender um imóvel?

Para começar a adentrar no assunto nós precisamos entender que existem muitas dúvidas que contornam esse assunto e hoje vamos tratar de algumas delas. Colocando por partes temos que abordar o assunto de maneira correta, analisando desde a primeira conversa com o corretor, passando pela definição das formas de pagamento e culminando na amortização do valor total do imóvel. Como vimos o corretor e parte essencial desse processo e situa-se no começo de tudo, mas qual é a sua importância? Devo contratar um corretor?

Essa é uma das primeiras e maiores dúvidas de todas as pessoas que estão nessa posição de compra ou venda de imóveis e além disso é uma pergunta muito justa que vamos elucidar agora. Geralmente os imóveis estão vinculados à algumas empresas ou agências que estão responsáveis pela propaganda e venda dos mesmos e nesse caso o corretor vai fazer um papel importantíssimo de, com base nas especificações que você fornecer, te mostrar todas as vantagens e desvantagens de todos os imóveis e ainda fazer comparativos entre eles.

Além disso o corretor é um profissional que possui o conhecimento necessário para tratar de todas as burocracias e documentações necessárias para tornar o caminho de compra e venda de um imóvel o mais tranquilo e calmo possível, porém esse mesmo caminho pode tornar-se muito obscuro sem a presença do corretor. A falta desse profissional ou de qualquer intermediário ou empresa deixa a negociação muito mais sombria e perigosa, fazendo com que ambas as partes tenham como garantia basicamente a palavra um do outro.

Portanto a primeira dica que vamos fornecer nesse texto é, se você pretende comprar ou vender um imóvel com segurança, calma e principalmente com sucesso é altamente recomendável a presença desse profissional nessa negociação.

Depois que passamos pela primeira parte nos deparamos com a segunda, a parte mais importante de toda a negociação, a parte onde todas as variáveis são definidas e também onde tudo fica acordado entre os atores envolvidos, estamos falando do contrato de compra e venda. Mas o que é o contrato de compra e venda?

O que é um contrato de compra e venda?

O contrato de compra e venda de um imóvel funciona basicamente como qualquer outro tipo de contrato firmado entre duas partes, nesse caso fica acertado através da assinatura deste contrato que o vendedor vai transferir o imóvel assim que o comprador pagar pela totalidade do mesmo. Porém para fazer isso da maneira correta no contrato devem constar várias informações de ambos os envolvidos para torná-lo mais transparente. Com isso chegamos em um ponto crucial, o que deve constar no contrato?

O que deve constar no contrato?

Como comentamos anteriormente o contrato precisa de uma quantidade de dados de ambos os interessados para tornar-se confiável e possuir importância legal, abaixo podemos encontrar uma lista com os dados que devem constar no contrato:

  • Nomes (interessados)
  • Nacionalidade (interessados)
  • Estado civil (interessados)
  • Profissão(interessados)
  • Identificação (CPF ou RG dos interessados)
  • Endereço (Imóvel)
  • localização (Imóvel)
  • Número e data do registro (Imóvel)
  • Descrição sumária (Imóvel)
  • Dimensões (Imóvel)
  • Características especiais (Imóvel)
  • Preço total (Imóvel)
  • Valor do sinal ou entrada (Imóvel)
  • Condições de pagamento do saldo (Imóvel)

Como é possível ver na lista acima vários detalhes da negociação de pagamento do imóvel também vai estar no contrato e nesse caso juros vão incidir sobre essa negociação, nessa situação os juros que serão cobrados e também a correção monetária utilizada devem estar descritos de forma minuciosa no contrato.

Agora que entramos na questão de valores chegamos em uma outra parte muito importante quando o assunto é comprar ou vender imóveis, como fazer com que o imposto de renda entenda que agora você vendeu ou comprou um novo imóvel? Como declarar compra e venda de imóveis?

Como declarar compra e venda de imóveis?

Como todos nós brasileiros sabemos o imposto de renda incide sobre todas as transações financeiras que acontecem na sua vida e você deve sempre prestar contas dos seus gastos anualmente mas como isso se encaixa no cenário de comprar e venda de imóveis? vamos entender essa situação um pouco melhor.

Primeiramente devemos entender que todos os imóveis que possuem o valor atual de mercado acima de 300 mil reais devem ser declarados no ato de enviar o imposto de renda mas até nesse momento o dono não deve se preocupar com taxas extras por possuir esse imóvel, essas preocupações aparecem na hora que o dono resolve vender o imóvel e com isso consegue lucrar qualquer quantia.

Quando essa situação acontece o vendedor do imóvel vai entrar no Programa de Ganhos de Capital. Esse programa que é muito conhecido pela sua sigla GCAP auxilia as pessoas física que realizaram a venda de um imóvel no período que deve ser declarado e conseguiram de alguma forma obter lucro com essa operação financeira. O programa vai automaticamente gerar o valor que deve ser pago pelo contribuinte a fim de quitar a sua dívida, geralmente esse valor é de 15% do valor total do lucro que o vendedor obteve.

Dessa forma encerramos esse texto valioso com várias dicas sobre como comprar e vender imóveis e como facilitar a vida de todas as pessoas que encontram-se nessa situação. Se a sua dúvida não foi contemplada nesse texto não se desespere pois vários outros textos como esse estão a caminho para te salvar. Muito obrigado a todos e salientamos que sempre que precisar estaremos aqui para sanar todas as suas dúvidas futuras, aguardamos o seu contato.


Deseja Receber Plantas e Simulação de Financiamento?

Foi inscrito com Sucesso

Compare Anúncios