É hora de comprar imóvel?

Resultados da sua pesquisa

É hora de comprar imóvel?

Postado por Lançamentos RJ em março 25, 2018
| 0

É hora de comprar imóvel?

A hora de comprar um imóvel é sempre muito complicada para todas as pessoas, mesmo as que são mais especializadas no assunto ainda tem muitas dúvidas e muitas inseguranças e receios. Vamos aprender mais sobre tudo o que tanto o comprador como o vendedor devem saber na hora de decidir se realmente está na hora de comprar um imóvel.

A insegurança que falamos mais cedo acontece pois um imóvel é uma responsabilidade muito grande financeiramente devido ao seu grande valor e a necessidade quase obrigatória de financiar esse valor. Outro fator que deixa os compradores de novos imóveis é o cenário atual do mercado imobiliário, mas vamos conversar e aprender mais sobre todas essas variáveis. Porém antes de tudo devemos saber o que é necessário para comprar um imóvel?

O que precisa para comprar um imóvel?

Comprar um imóvel pode ser um processo muito complicado mas existem várias formas de simplificar, a primeira e mais importante de todas é que devemos sempre consultar um especialista que já tenha experiência no assunto e com o mercado local em questão. Nesse caso o especialista que devemos procurar é o corretor de imóveis, esse profissional estará sempre disposto a te ajudar e possui o conhecimento para facilitar o processo de compra e venda de qualquer imóvel. Portanto a primeira dica é contrate um corretor de imóveis  de confiança.

Depois de contratado o corretor vai indicar para você tudo que é necessário para a para aquisição ou a venda do imóvel em questão, aqui vamos tratar de alguns desses documentos e como eles são importantes nessa negociação. O primeiro ponto que deve ser visto é o método de pagamento, esse é um dos pontos mais interessantes pois o grande valor do imóvel e também o quanto as parcelas vão comprometer da sua renda mensal.

Analisando ainda esse tópico temos que analisar a possibilidade de comprar o imóvel à vista ou pelo menos dar uma boa parte do valor do mesmo na entrada. Esse passo é necessário pois o comprador deve sempre tentar diminuir o valor e o número de parcelas durante o financiamento pois a partir do momento que o parcelamento acontece e os juros começam a dificultar a vida do comprador.

Falando sobre o financiamento ainda deve ser analisada a taxa de juros que incide sobre a sua operação. Assim como a maioria dos brasileiros você comprador deve sempre bater perna e procurar entre os banco qual deles oferece as melhores possibilidades de financiamento. Quando falamos melhores condições de financiamento devemos analisar sempre a quantidade de juros ao mês e também a quantidade de parcelas que o comprador vai poder dividir o valor do imóvel.

Quem compra imóvel paga imposto?

Existe uma série de impostos que incidem sobre a compra e transferência de imóveis entre pessoas físicas porém o maior, o mais importante deles é o que vamos comentar aqui, o famoso ITBI. Essa sigla significa Imposto de Transmissão de Bens Imóveis e incide sobre todos os tipos de transferências de bens imóveis entre pessoas físicas.

 

Mas qual é o valor desse imposto?

O valor do ITBI varia muito de acordo com o local onde o imóvel está situado, isso acontece pois esse imposto é municipal e portanto cada município pode escolher o valor que vai cobrar mas existe uma média de valor que é praticada. O valor que costumeiramente cobrado pelas prefeituras equivale a 3% do valor de mercado do imóvel. Mas como podemos saber o valor de mercado do imóvel?. Para saber o preço que o imóvel vale no mercado é necessário pagar a consulta de um avaliador para que o mesmo avalie o imóvel.

Comprar imóvel com contrato de gaveta?

Antes de responder essa pergunta é necessário explicar para todas as pessoas o que é um imóvel de “gaveta” e isso é bem simples na realidade. Um imóvel de gaveta basicamente acontece quando uma pessoa compra o imóvel da construtora mas depois de alguns meses o mesmo resolve vender o imóvel e passa o imóvel e a responsabilidade de pagar as parcelas do financiamento para outra pessoa, com isso explicado agora sim podemos responder a pergunta inicial.

Será que vale a pena comprar um imóvel que está nessa situação de gaveta? A resposta está na pesquisa mais a fundo na situação do imóvel, tanto financeira como situação física. Teoricamente não é lucrativo comprar um imóvel nessa situação pois o novo comprador vai pagar o valor inicial do imóvel novo mas na realidade vai receber um valor usado por alguns meses. Mas dessa mesma forma o estado físico do imóvel pode fazer valer a pena a compra do mesmo.

A compra de um imóvel de gaveta ainda pode sim ser lucrativa se o novo comprador colocar também esses pontos de desvalorização que acontecem, o novo comprador não deve pagar na totalidade tudo que o primeiro comprador e também checar se existem parcelas em atraso no nome do comprador antigo. Portanto para fechar esse tópico a dica é que o comprador faça uma extensa pesquisa sobre a situação financeira e física do imóvel, somente depois de fazer isso e negociar muito com o comprador original é possível dizer se vale a pena ou não comprar um imóvel nessa situação.

Comprar imóvel ou pagar aluguel?

Vamos entrar agora nessa dúvida que aflige à todas as pessoas que precisam de um local para morar seja sozinho, com seus amigos ou sua família, o que compensa mais, comprar um imóvel ou pagar aluguel?. Essa resposta também vai depender muito da vontade do comprador/morador. A possibilidade onde vale a pena alugar um imóvel é somente quando o comprador não pretende viver nesse local por muito tempo e está temporariamente precisando de um lugar para morar, por isso não vale a pena entrar em um financiamento que vai prendê-lo por alguns anos.

De forma oposta a situação em que vale a pena comprar o imóvel é quando o comprador pretende morar no mesmo ou também investir para obter lucros no futuro. Mesmo quando o comprador tem intenções futuras de vender o imóvel ele sabe que tudo que foi pago (ou pelo menos grande parte) vai ser retornado para o seu bolso, minimizando seu prejuízo ou até aumentando e muito o seu lucro.

Portanto para finalizar essa sequência de dúvidas que tiramos hoje é importante ressaltar que tanto o comprador como o vendedor devem fazer pesquisas intensas antes de tomar uma decisão. Esperamos que todas as suas dúvidas tenham sido sanadas e estamos sempre aqui esperando as dúvidas que não foram tiradas. Até a próxima.

WhatsApp Logo

Compare Anúncios